segunda-feira, 14 de junho de 2010

POR QUE A LUZ ELÉTRICA ATRAI INSETOS VOADORES?


Mariposas em particular - e insetos noturnos em geral - se orientam pela luz do luar. Quando saem para buscar alimento, eles sabem que têm de voar em uma certa direção com relação à Lua, para poder retornar a seu hábitat sem se perder. 
Como a Lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude durante o trajeto. Mas qualquer fonte luminosa localizada na Terra, por ser mais intensa e estar mais próxima que a Lua, acaba confundindo as pobres criaturas voadoras. Isso acontece porque aproximar-se ou afastar-se da fonte luminosa faz o ângulo em relação a ela variar bastante. "Para tentar mantê-lo constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o inseto procura corrigir sua rota de vôo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte", afirma a entomologista Francisca Carolina do Val.

“Opa! Perai o que esta parte de biologia tem haver com Design?”

A resposta é tudo!

Em minhas postagens anteriores tentei fazer você caro leitor entender que o Design ou o Designer é muito do que uma simples imagem ou fazer um site bonito ou um filme com boa história.

Como no texto de abertura podemos dizer que a área de atuação do designer é vasta como o espaço que os insetos têm para voar e em sua maioria os que atuam na área “voam” buscando quase sempre a mesma fonte iluminada, ou seja, fazer algo bonito visualmente e bem resolvido esteticamente, mas sem conceito algum e muitas vezes sem ter muito haver com a proposta do tema.
Se você sabe voar em uma certa direção em relação a Lua, quer dizer que você sabe usar as ferramentas (PhotoShop, Illustrator, Corel e outros programas), isso não quer dizer que você pode retornar a seu hábitat sem se perder, dominar programas e aparelhos é totalmente diferente de saber como conduzir bem uma jornada (projeto). É ai que podemos dizer que qualquer fonte luminosa localizada na Terra, por ser mais intensa e estar mais próxima que a Lua, acaba confundindo as pobres criaturas voadoras. Isso acontece porque aproximar-se ou afastar-se da fonte luminosa faz o ângulo em relação a ela variar bastante. Como assim?
 
Corrija sua rota em certos intervalos analisando a dosagem de cada elemento e ferramentas utilizados na confecção da sua jornada, por que ás vezes o brilho da Lua pode fazer com que você se perca e acabe voando em espiral e choque-se com a fonte.
Entenda que quanto mais informação possuir mais eficiente você será na hora de realizar um novo projeto, afinal se os insetos noturnos tivessem a informação que as luzes artificiais não são a Lua eles não morreriam tentando voltar para casa.
Texto inicial fonte: Revista Mundo Estranho
Ilustrações: Eder Santos

Um comentário:

O mundo encantado do Design disse...

e quem não sabe usar as ferramentas e nem o conceito?

Bem, pelo menos eu não sei voar tbm, pq ai seria trágico demais, eheh

Postar um comentário