segunda-feira, 24 de maio de 2010


Designer tipo exportação! Viabilizando sua criatividade...
Não é de hoje que volta e meia aparece algum brasileiro balançando as estruturas do mundo com alguma idéia e isso é muito bom não só para o mercado brasileiro, mas como também para a mão de obra tupiniquim. Em todas as áreas o brasileiro é muito respeitado e requisitado principalmente pela sua criatividade.
E infelizmente na área de marketing e distribuição do seu próprio produto e mão de obra o Brasil fica muito atrás de qualquer país, é claro que temos algumas variáveis a ponderar, mas a pergunta é quantas boas ideias brasileiras morrem na gaveta porque não se tem dinheiro para fabricar, nem alguém para distribuir? Pois é essa lacuna que a empresa Brazilian Designers está querendo preencher.
“Como assim? Eu já tinha pensado nisso!” – É meu amigo, mas como dissemos logo acima, algumas idéias morrem na gaveta por falta de grana e isso com certeza os caras possuem, pois quem está por trás disso são as empresas Meninos (para melhor conhecer edição 30 da abcDesign, e dos produtos muito bacanas que eles fazem) e Urban Importadora (única responsável por importar produtos de umas “marquinhas” como Fred, Leitmov, Kikkerland, etc…). Ambas as empresas seguem suas atividades normalmente, mas agora também trabalham com a marca Br.D (Brazilian Designers).
Funciona assim: eles recebem ideias e projetos de produtos de todo o Brasil, que passam por uma curadoria interna que vão avaliar critérios como originalidade, inovação, custos, comercialização, etc. Aqueles como melhor potencial de mercado farão parte do catálogo da empresa, indo para linha de produção. O designer responsável ganha royalties e sua assinatura no produto.
A proposta pode não ser original, mas a não existência de algo dessa natureza é que torna a iniciativa muito respeitável, segundo Bruno Warchasvki, a procura por design brasileiro é grande e não existe nenhum catálogo brasileiro nas feiras de gift com produtos na linha das marcas importadas pela Urban. “O design brasileiro é muito criativo, e os produtos que selecionamos e fizemos uma prévia para distribuidoras internacionais já lhes interessaram”, ou seja, um belo mercado em potencial!
O objetivo é comercializar o brilhantismo do designer brasileiro lá fora e os espaços da Brazilian Designers já estão garantidos em feiras de Frankfurt e Hong Kong e a pretensão é vender aqui no Brasil também e serão lançados dois catálogos por ano.
Ah! Gostou da brincadeira? Quer participar, não é? Então faz o seguinte, os produtos procurados são acessórios para a casa criativos, divertidos (você pode ver aqui o que eles procuram aqui: http://www.braziliandesigners.com/#MERCADO%20INTERNACIONAL). Não tem que ser nada com tecnologia muito avançada nem de proporções homéricas. Para enviar seu trabalho não tem segredo, basta mandar no melhor formato que você tiver. O negócio é convencer que sua ideia é bacana e vendável e para isso: “Noi é brasileiro, rapá! Usa a criatividade!!”
Agora deixa de reclamar que não tem capital para tirar sua “Monalisa” do papel e comece a correr atrás dos caras, é a fome com a vontade de comer, você quer produzir uma idéia e a Bazilian Designers quer bancar, simples não é?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

"Eitá noi"!
Mais uma semana se passou e cá estamos novamente de novo! (Só para  assassinar o "português").
E depois de mostramos alguns itens e levantarmos algumas questões, hoje vamos deixar uma dica à todos que navegam pelo "Mundo Encantado do Design" ,como diria meu amigo Moisés (Vale uma visita!).
A nossa dica  é o site Artista Digital, que como eles mesmos descrevem é um conceito criado para facilitar a cooperação entre todos aqueles que amam a arte digital.
É um lugar onde todos podem compartilhar conhecimento, artigos ou relatos sobre o mundo digital e sobre o analógico também. Sem contar que rolam algumas promoções exclusivas!
Além da visita você pode registrar-se como usuário e aproveitar ao máximo o que o site oferece.
Então para de ler este artigo e vai navegar!!!
Até a próxima meus amigos!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Caros amigos, leitores, visitantes, colaboradores, entusiastas. 
Sei que ao lerem a “ótima” defesa do “maravilhoso” logotipo que segue abaixo vocês  terão um breve estalo e vão saber que é so fazer o contrário do que esta aqui que não tem com errar.
Como minhas palavras faltam agora, deixo a “árdua” tafera dos comentarios pra vocês. Só posso dizer que é real isso e sim, foi publicado num jornal.