segunda-feira, 26 de abril de 2010

LED versus LCD!
De que lado você está?
Que atire o primeiro pixel quem nunca quis um monitor de alta resolução não importando qual a tecnologia que ele é feito. Um item básico na “caixa de ferramenta de um ilustrador ou de um Designer” é sem dúvida um bom computador e aliado a ele um bom monitor, já que é ele que vai dar o feedback do resultado parcial e final do trabalho realizado.
As novidades no mundo da tecnologia estão cada vez mais constantes e essa velocidade muitas vezes acaba se refletindo no aquecimento do mercado varejista como o de TVs de LCD (Liquid Crystal Display) e Plasma, e recentemente, de LED (Light Emitting Diodes).
Com um design mais interessante que os modelos de LCD, os aparelhos de LED chamam a atenção do consumidor pela fina espessura que o painel possui, chegando a ter de 3 a 5 centímetros, dependendo do tamanho do televisor.
A grande diferença entre essas 2 tecnologias está na lâmpada que é usada para iluminar o painel; no LCD é preciso uma lâmpada maior em toda extensão do painel chamada de Backlight e nas telas de LED, milhares de micro lâmpadas independentes (LED’s) fazem o trabalho, possibilitando a construção de TVs e Monitores mais finos e elegantes.
A tecnologia LED proporciona ainda economia de até 40% no consumo de energia elétrica e os televisores são fabricados com materiais que não agridem o meio ambiente – não contêm chumbo, mercúrio nem COV (compostos orgânicos voláteis).
É bom lembrar que OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz) e LED são tecnologias distintas. Apenas um fabricante até o momento arriscou lançar no mercado um pequeno aparelho de 11″ que tem espessura de apenas 3mm e com um preço bastante caro.
Então, seja um bom menino ou boa menina e vá pedindo o seu ao Papai Noel...

Por Eder (Sobre texto de Helton Kuhnen)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Calibrando a "Arma" .
Para poder ver imagens coloridas no seu computador da maneira que elas seriam originalmente para ser vistas, o monitor deve estar devidamente calibrado. Principalmente em monitores antigos, o nível de cores pode se alterar com o tempo e deve ser ajustado. Isso é ainda mais importante principalmente para designers e quem trabalha com arte ou fotografia pois ao escolher uma determinada cor, a representação dela em outro computador ou mídia pode ficar bem diferente do que você escolheu se o seu monitor não estiver calibrado.


Os Macs saem de fabrica com uma calibragem muito boa o que é mais um motivo para artistas escolherem a Apple.
No seu Pc você pode ajustar as cores através de um progama muito simples chamado Calibrize que em simples passos pode melhorar e muito a calibragem do seu monitor. Como o programa é em inglês vou traduzir as etapas que o Calibrize (Somente Windows) faz o procedimento. E é interamente "di grátis" :

Passo 1: Coloque o ajuste de contraste no nível máximo. Agora ajuste o nível de brilho até que o círculo negro fique quase visível. Quando o círculo negro ficar muito perto do visível, ajuste o nível de contraste para que o circulo branco comece a ficar visível.

Passo 2: Ajuste os três círculos de modo que eles fiquem do mesmo nível de brilho do fundo, nem mais claro nem mais escuro. Ao clicar em salvar, estas configurações serão utilizadas pelo seu computador.
Pronto. Você calibrou as cores do seu monitor.

Viu com é simples? Agora você não corre mais o risco do seu trabalho ficar com as cores distorcidas em outros computadores ou quando forem imprimidos. 

segunda-feira, 5 de abril de 2010

De onde nascem as idéias?

Ótima pergunta não?
Vamos aqui tentar esclarecer alguns pontos e não respondê-la!
Antes de tudo temos que lembrar que quando vemos um trabalho não imaginamos o tempo que ele levou para ser finalizado entre pesquisas, inspirações e mão na massa. Achamos que o autor do trabalho teve em estalo e tudo estava pronto!
Mesmo aquelas pessoas que parecem que a todo instante tem as melhores ideias do mundo precisam de momentos para pensar e sem uma boa inspriração e uma "transpiração" maior ainda não vamos conseguir realizar um bom trabalho.
 O essencial para uma boa ideia é bagagem, como assim, bagagem? No popular que mtem uma boa ideia viajou!! Certo? Então a bagagem que a pessoa precisou foi o conhecimento, não só sobre o assunto do trabalho realizado, mas um bom Ilustrador ou Designer precisar ter uma bagagem de conhecimentos gerais muito boa! Não! Você não precisa ser uma enciclopédia ou ter um banco de imagens e textos no HD da massa cinzenta, você precisa ter o bom hábito de conhecer novas coisas dentro ou fora da sua área de atuação. Curiosidade é bacana e muito útil para quem precisa ser criativo é só usá-la de maneira correta, ou você acha que a curiosidade é inutil poque as pessoas só a utilizam para espiar o "Big (Tosta Cérebro) Brother"?
Então é isso? Pra ser criativo eu tenho que ter bagagem e ser curioso?
Não! Eu disse no começo que iria tentar esclarecer alguns pontos e não responder a questão proposta no título do artigo!
E ter boa memória também é essencial para ter boas ideias!